Foi com prazer, que li hoje no "Jornal de Noticias", que se vai construir no nosso vizinho concelho de Aguiar da Beira, a tao esperada Barragem da Fumadinha, que vai proporcionar o abastecimento em qualidade e abundancia de agua 11 das 13 freguesias daquele municipio.
Esta construcao esta entre os investimentos da Sociedade das Aguas do Zezere e Coa, na qual esta incluido aquele concelho.
Fico contente pelos habitantes e naturais de Aguiar da Beira, entre os quais conto alguns amigos.
Mas ao mesmo tempo fico pesaroso, pelo facto de que a ja muitas vezes falada, possivel Barragem do Rio Carapito, na freguesia da Matanca, no meu concelho de Fornos de Algodres, continuar para as calendas.
Se e verdade que nos em Fornos temos o Rio Mondego ali tao perto, tambem e verdade que nos meses de verao, temos agua de pessima qualidade e no passado ano devido a seca extrema, teve que se fazer transbordo de agua de uns acudes para outros e ela, de agua tinha so quase o nome, pois era mais um liquido amarelento e mal cheiroso.
Alem do explanado sempre temos que ter em conta, os elevados custos das bombagens, pois so entre a cota do rio e a vila, e isto sem falar das freguesias muito mais altas, ha mais de 100 metros de diferenca.
Todos sabemos que com aquela barragem, estaria resolvido o abastecimento de agua em quantidade e qualidade para todo o municipio, Tambem sabemos que e investimento avultado, mas se se podia resolver o problema de uma vez, sem ser necessario o uso de energia para bombagens, porque e que estamos a espera?
Sera que ha interesses em prolongar o sofrimento das pessoas, ou sera que o presidente da Aguiar da Beira se preocupa mais ou tem mais influencia?
Queria fazer notar que Fornos de Algodres tambem esta integrado Nas Aguas de Zezere e Coa.
Porque quero o melhor para a minha terra, nao podia continuar calado.
9 comentários:
excelente noticia ,a construção de uma barragem no rio carapito, pois a agua é um bem precioso que cada vez mais se torna dificil encontrar.nos em penalva tambem esperamos a muitos anos pela barragem dos cantos, mas parece que esta dificil ir pra frente,ja agora que falamos deste bem espero que a florestação de eucalipto seja suspensa porque levanos a desertificação.
um abraço
Caro Pina:
Infelizmente nao meu amigo, ainda nao sera desta a construcao, da barragem no Rio Carapito.
Desta vez calhou so a da Fumadinha, mas nao podemos perder a esperanca, a nossa vira a seguir. A menos que as "Aguas do Zezere e Coa", tenham interesses na EDP.
Pode ser que o despique amigável entre os dois autarcas, faça aparecer esta barragem que, como diz o meu caro amigo, muita falta faz a Fornos nos períodos de maior estiagem.
Como dizem os nossos amigos brasileiros, vamos fazer uma "forcinha".
Muito grato pelas carinhosas palvras e sabiosas palavras e sabios comentarios no Bioterra.
Um abraço amigo
Joao
pronto...ok...erros...aí vai a emenda
"palavras"
eliminar "sabiosas"
Ecoabraços
Se estão entregues às Águas do Zêzere e do Côa... não vos auguro grande futuro. Estou na Guarda e sei do que falo... :-)
É esse um receio que tenho. As "Águas do Zêzere e do Côa" não andam nisto para perder e o "povão" vai ter de pagar a água bem cara.
mas essa porra da fumadinha ainda não foi feita?
avaliei isso há séculos !!
espero que façam um bom estudo da aldeia da fumadinha
Caro Bota:
Como ve nao esta ainda feita, deve saber que quando toca a obras publicas, fazem-se os estudos uns dez os vinte anos antes e quando ja estao desatualizados, e que se comeca a construir.
Um abraco para a Beira Baixa.
Enviar um comentário