quinta-feira, setembro 07, 2006

E A BARRAGEM DO RIO CARAPITO???

Foi com prazer, que li hoje no "Jornal de Noticias", que se vai construir no nosso vizinho concelho de Aguiar da Beira, a tao esperada Barragem da Fumadinha, que vai proporcionar o abastecimento em qualidade e abundancia de agua 11 das 13 freguesias daquele municipio.
Esta construcao esta entre os investimentos da Sociedade das Aguas do Zezere e Coa, na qual esta incluido aquele concelho.
Fico contente pelos habitantes e naturais de Aguiar da Beira, entre os quais conto alguns amigos.
Mas ao mesmo tempo fico pesaroso, pelo facto de que a ja muitas vezes falada, possivel Barragem do Rio Carapito, na freguesia da Matanca, no meu concelho de Fornos de Algodres, continuar para as calendas.
Se e verdade que nos em Fornos temos o Rio Mondego ali tao perto, tambem e verdade que nos meses de verao, temos agua de pessima qualidade e no passado ano devido a seca extrema, teve que se fazer transbordo de agua de uns acudes para outros e ela, de agua tinha so quase o nome, pois era mais um liquido amarelento e mal cheiroso.
Alem do explanado sempre temos que ter em conta, os elevados custos das bombagens, pois so entre a cota do rio e a vila, e isto sem falar das freguesias muito mais altas, ha mais de 100 metros de diferenca.
Todos sabemos que com aquela barragem, estaria resolvido o abastecimento de agua em quantidade e qualidade para todo o municipio, Tambem sabemos que e investimento avultado, mas se se podia resolver o problema de uma vez, sem ser necessario o uso de energia para bombagens, porque e que estamos a espera?
Sera que ha interesses em prolongar o sofrimento das pessoas, ou sera que o presidente da Aguiar da Beira se preocupa mais ou tem mais influencia?
Queria fazer notar que Fornos de Algodres tambem esta integrado Nas Aguas de Zezere e Coa.
Porque quero o melhor para a minha terra, nao podia continuar calado.

9 comentários:

Anónimo disse...

excelente noticia ,a construção de uma barragem no rio carapito, pois a agua é um bem precioso que cada vez mais se torna dificil encontrar.nos em penalva tambem esperamos a muitos anos pela barragem dos cantos, mas parece que esta dificil ir pra frente,ja agora que falamos deste bem espero que a florestação de eucalipto seja suspensa porque levanos a desertificação.

um abraço

Al Cardoso disse...

Caro Pina:

Infelizmente nao meu amigo, ainda nao sera desta a construcao, da barragem no Rio Carapito.
Desta vez calhou so a da Fumadinha, mas nao podemos perder a esperanca, a nossa vira a seguir. A menos que as "Aguas do Zezere e Coa", tenham interesses na EDP.

Anónimo disse...

Pode ser que o despique amigável entre os dois autarcas, faça aparecer esta barragem que, como diz o meu caro amigo, muita falta faz a Fornos nos períodos de maior estiagem.
Como dizem os nossos amigos brasileiros, vamos fazer uma "forcinha".

João Soares disse...

Muito grato pelas carinhosas palvras e sabiosas palavras e sabios comentarios no Bioterra.
Um abraço amigo
Joao

João Soares disse...

pronto...ok...erros...aí vai a emenda
"palavras"
eliminar "sabiosas"
Ecoabraços

O Micróbio II disse...

Se estão entregues às Águas do Zêzere e do Côa... não vos auguro grande futuro. Estou na Guarda e sei do que falo... :-)

Anónimo disse...

É esse um receio que tenho. As "Águas do Zêzere e do Côa" não andam nisto para perder e o "povão" vai ter de pagar a água bem cara.

trainzeiro disse...

mas essa porra da fumadinha ainda não foi feita?
avaliei isso há séculos !!
espero que façam um bom estudo da aldeia da fumadinha

Al Cardoso disse...

Caro Bota:
Como ve nao esta ainda feita, deve saber que quando toca a obras publicas, fazem-se os estudos uns dez os vinte anos antes e quando ja estao desatualizados, e que se comeca a construir.

Um abraco para a Beira Baixa.