segunda-feira, setembro 03, 2007

O Centro Cultural de Fornos de Algodres!

Centro Cultural de Fornos d'Algodres, (fotografia retirada do "site" municipal.)

Um edificio onde ou recebi os cuidados medico-infantis, pois ai funcionou o centro de saude nos anos quinquenta e sessenta do seculo passado, onde mais tarde existiu a "Biblioteca Municipal" e que em tempos mais recentes foi quartel da GNR, recebeu recentemente uma excelente requalificacao, e e presentemente o "Centro Cultural" desta nossa vila serrana.

De louvar este aproveitamento de um belo edificio, e tambem da transferencia para ele do "Espaco Internet" de Fornos de Algodres.

So tenho a fazer uns pequenitos reparos, que espero nao caiam em saco roto; O horario deste "Espaco Internet" e de segunda a sexta feiras das 9:30 as 12:30 e das 14:00 as 18:00, portanto com encerramento para almoco e fins de semana. Provavelmente justifica-se o encerramento para almoco, embora noutras terras de outras gentes os servicos tenham horarios continuos, mas estes sao habitos que no nosso pais teimam a nao se impor. Mas o que me choca mais e o encerramento aos sabados e domingos, altura em que nao havendo aulas e as pessoas normalmente nao trabalham, maior utilidade teria, digo eu!!!

Porque sera, que em vez de se dar mais vida a vila aos fins de semana, teimamos em encerra-la para descanso semanal?!.

O segundo reparozito, tem que ver com os fios que se encontram a desfigurar a fachada de um edificio tao bonito. Quando por ai andei ultimamente, ja me tinha dado conta disso, mas como o edificio ainda estava em faze de acabamento de obras, sempre pensei que fossem para retirar, no entanto ali continuam, esperando eu que seja a titulo provisorio!!!

14 comentários:

Maria disse...

A Biblioteca Municipal (com espaço internet) da minha terra também está fechada ao fim de semana.....
Parece que é para não pagarem horas extra a funcionários ou meterem mais pessoal... dizem...

Um abraço

O Micróbio II disse...

Belo espaço... exteriormente falando!

Unknown disse...

Tem toda a razão amigo Al. Ainda não tive a oportunidade de visitar o espaço mas espero fazê-lo brevemente.

É uma pena estes espaços estarem sempre fechados aos fins-de-semana.

Deixo ainda outra ideia para o espaço.

Sendo o centro cultural, porque não fazer-se uma sala de leitura/estudo/internet aberta todos os dias da semana (complementariedade com espaço internet) para que todos os estudantes fornenses, universitários ou não, pudessem todos os dias ter um espaço de leitura, cultura e sobretudo de confraternização? Teria de ter boas condições para estudar/ler/internet, mas julgo que seria de grande utilidade a curto, mas sobretudo a longo prazo!

Abraço amigo Al
Abraço, Alexandre Lote

a d´almeida nunes disse...

Caro AL
A questão do horário de funcionamento do espaço Internet e das Bibliotecas e outros espaços, é uma vergonha nacional. A vida não pára ao fim de semana, isso é uma utopia. É precisamente nos chamados períodos pós-laborais que esses espaços fazem muita falta. Ou a intenção é levar as pessoas ao alheamento da sua existência e, deste modo, os funcionários poderem ser menos e irem para casa?
A questão dos fios, outra vergonha. Uma falta de sensibilidade e de qualidade nestas requalificações que até assusta! Onde é que vamos parar? Com requalificações muitas vezes só a fingir ou a olho? (e vesgo, pelo que se nota).
Boas observações Al Cardoso.
Um abraço
António

Amaral disse...

Al Cardoso
realmente uma ideia muito louvável é pena que encerre ao fim de semana.
Abraço

Tozé Franco disse...

Privilégios intocáveis de alguns.
Estes espaços e os seus horários não são feitos para os utentes (palavra horrorosa) mas sim para quem neles trabalha.
Um abraço.

Anónimo disse...

Este edifício ainda se encontra neste estado porque a obra não foi recepcionada, talvez porque a Câmara Municipal, ainda não pagou, como se tornou hábito, embora o empreiteiro a tenha concluído, pois não era de Fornos.
Quanto aos horários tanto da biblioteca como do espaço internet, acho que poderiam abrir mais tarde e fechar mais tarde, e pelo menos aos sábados estar aberto, folgando o funcionário em outro dia da semana.
um abraço
Maria Gabriela

Trilhos e Montes disse...

Ainda não consegui ver neste belo edifício o acesso para deficientes em cadeira de rodas, se efectivamente não existir é bem mais grave do que os fios pendurados, fios esses que estarão com certeza a espera da EDP ou da TELECOM para serem retirados, e sabemos como neste País se trabalha.
Quanto aos horários de funcionamento, do mesmo modo que está um outro espaço com internet pertencendo á Associação desta Vila,localizado nas antigas escolas, fecha pelas 18h e 30m e está aberto aos sábados
Um abraço

Luís Almeida Pina

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo Al - Cardoso, muito bem reparada essa sua observação. De facto o país tem horarios e formas de funcionamento de certas instituições que não se compreendem nos tempos que correm.
Não seria melhor essa instituição fechar durante a semana e abrir aos fins de semana? Acho que sim. Há população que só deste modo poderia ter acesso à internet. Há instituições que não devem de funcionar com horarios de comercio. Os fios são um horror, mas também é muito tipico neste pais à beira mar plantado...dá ar de muita tecnologia...será?

Um abraço fraterno, amigo Al- Cardoso e força porque a internet é o nosso meio para desabafar estas coisas.

Antonio

Unknown disse...

Cumprimentos.
É de salutar que existam estes espaços, onde principalmente a juventude tenha onde se ocupar e se não perca por caminhos escuros.
um abraço

redonda disse...

Vim retribuir a visita e ler um bocadinho :)

Anónimo disse...

O horário de funcionamento devia ser mais alargado,estando aberto ao fim de semana,ou pelo menos ao sábado,pois é nesses dias que estudantes e não só têm mais tempo para frequentarem o centro.
Um abraço!

Anónimo disse...

Gostaria de saber a sua opiniao sobre o comentario que deixei ao ultimo post do Alexandre.

Obrigado.
Urge, em definitivo, promover este debate.

Anónimo disse...

Em Fornos para além deste, existe outro espaço Internet, pertencente a uma IPSS, com dimensões mais reduzidas mas que cumpre o seu objectivo. E pensando precisamente nas pessoas que trabalham durante a semana, este espaço encontra-se aberto aos de Terça a Sábado.
Abraço