quinta-feira, janeiro 17, 2008

Nas Pequenas Coisas!!!

Homenagens ao Dr. Antonio Menano na casa onde nasceu e na rua que conserva o seu nome,
um exemplo a seguir!


Os meus amigos leitores e comentadores, provavelmente vao perdoar-me, ( ou nao) mas nao resisto a referir-me novamente a uma grande lacuna, que ainda existe em muitas das nossas povoacoes, mas e principalmente, em muitas das novas ruas da vila de Fornos!

E nao resisto, porque acabo de receber o Buletim Municipal de Aguiar da Beira, concelho nosso vizinho e de demografia semelhante e, cujo presidente de que me tornei amigo, devido ao "Queijo da Serra", faz questao de me enviar regularmente, coisa que agradeco reconhecidamente, nao sendo eu "aguiarense", mas interessado em tudo quanto acontece na nossa Beira mais alta!

Provavelmente ainda nao descobriram a que me vou referir, pois aqui vai; Na pagina 03 do referido buletim, existe o seguinte titulo: "Pequenas, grandes decisoes" e, versa a decisao por aquele municipio tomada, de dotar todas as ruas e pracas de todo o municipio, (nao so da vila) de toponimos e numeros de policia!!!

Louvando a decisao daquele municipio, que e certeira, moderna e de aplaudir, sem ser dispendiosa. (pelo menos nao custa milhoes) Queria apresenta-la como exemplo para o nosso, que em muitas areas ate esta na vanguarda, mas que infelizmente, (digo eu), lhe tem custado muito a tomar uma decisao destas, que ate eu ja lembrei a quem de direito, ja vao uns anitos!

Dir-me-ao todos aqueles que so vem mal nas minhas "lembrancas", que em Fornos em algumas arterias ja existe e, que algumas aldeias tambem ja tem toponimia!
Pois sim existe, mas nao na generalidade, coisa que passou a acontecer naquele municipio vizinho e amigo!

Nao querendo ser apelidado de "perfecionista", embora aprecie a perfeicao, nunca me contentando com a mediocridade, so queria lembrar umas coisitas, quando essa decisao for tomada:

- Devem manter-se todos os toponimos antigos, de que haja lembranca!

- Devem-se honrar com toponimos nas arterias e pracas novas, que nunca tenham tido nome, as pessoas naturais ou ligadas ao municipio, normalmente ja falecidas para nao causar invejas!

- Os toponimos devem ser pequenos e concisos, devendo evitar-se alguns como por exemplo:

Rua Carlos Manuel Menano Queiroz Pereira; o nome proprio e um ou dois apelidos normalmente sao suficientes.

- Deveria-se evitar e, ate corrigir erros passados, que posso encontrar por exemplo na "minha" terra;(Infias) Largo da Praca de S.Pedro, (entao um Largo e uma Praca nao sao sinonimos?)
pessoalmente gostaria muito mais de Praca ou Largo do Pelourinho.
Ou Largo do Adro da Igreja! (entao os "adros" nao sao das igrejas?) Adro de S. Pedro, nao ficaria melhor?!

- Por fim gostaria de entre tantos outros, lembrar nomes como o Eng. Eduardo Simoes Coimbra, Raul Solnado, Eunice Munoz, Jose Bernardo da Silva Cabral (primeiro conde de Cabral) e porque nao tambem o Dr. Antonio Rodrigues e o Professor Pinheiro Marques; antigos presidentes da Camara, o escritor Luis de Campos "Siul de Larbos", O reverendo padre Luiz de Lemos, o latinista Manuel Pina Cabral, o missionario Antonio de Magalhaes, etc, etc. Estes foram os que me lembraram nesta altura, mas ha muitos mais!

E nas pequenas coisas, que se vem as "terras grandes"!!! (digo eu)

17 comentários:

Maria disse...

No essencial concordo contigo, Al.
Mas no caso do Carlos Manuel Menano Queiroz Pereira não será por acaso que aparece o nome completo.... digo eu, a não ser que saibas de alguma razão por que não devesse ter o nome completo...

Abraço

Al Cardoso disse...

Cara Maria:
Eu prefeitamente lembro-me da altura em que essa rua foi baptizada.
Nessa altura era presidente da Camara o Senhor Paulo Menano e, devido ao facto daquele seu parente, ter feito doacoes de monta ao nosso concelho (primeiro jardim infantil, parque em sobral pichorro, etc) decidiu-se agracia-lo com o nome numa rua, o que eu concordo.
Creio que a razao da colocacao do nome completo, tem muito que ver com "Menano", pois a colocar-se so o primeiro e o ultimo nome este ficaria perdido! (talvez um pouquito de vaidade)
Para estes casos eu sugeria uma solucao, porque nao a colocacao de placas com toponimos pequenos e concisos, que poderiam ser complementadas com uma placa maior no inicio da rua com uma descricao da personalidade, dava-mos assim um contributo historico as geracoes vindouras.

Um abraco d'algodrense.

João Paulo Lopes Clemente disse...

Caro Al. Cardoso:
Concordo plenamente com o que escreve. Há que referenciar os nossos que deram alguma coisa ao concelho, para que nós e os nossos conterrâneos sigamos o exemplo. Conforme diz láo Cristo "Quem não é fiel nas pequenas coisas também o não é nas pequenas".
Um óptimo fim de semana
JPC

Tozé Franco disse...

Aplaudo as ideias que defende neste artigo.
Ainda agora na freguesia de S. Cruz em Coimbra houve polémica por causa de alguns dos noems atribuídos a 8 ruas, pois as pessoas de Coselhas (local onde ficam as ruas) não se identificam minimamente com alguns dos homenageados, pois consideram que não tem qualquer ligação à terra.
Um abraço.

Anónimo disse...

Concordo com a atribuição de nomes ás novas ruas que vão surgindo ou às que não têm nome. Defendo, que ao invés de o nome ser definido pelo executivo Camarário (penso que actualmente é assim...), tal decisão deveria ser realizada por discussão pública, pois como exemplifica o último comentador, as populações podem não se identificar com o nome.
Tenho uma proposta/ideia:
- O executivo Municipal definiria dois ou três nomes de personalidades locais e até nacionais (porque não?);
- Os nomes seriam divulgados à sociedade civil do Concelho, que analisaria a proposta;
- Poderia-se aproveitar esta fase de discussão pública, para dar a conhecer aos jovens, por intermédio das escolas, um pouco das história das personalidades envolvidas na escolha;
- Após discussão pública, a sociedade civil indicaria a sua preferência ao executivo Municipal, que oficializaria o nome escolhido;
- Seguidamente, procederia-se à colocação da respectiva placa, com o nome escolhido, e já agora, porque não, a realização de uma pequena cerimónia de comemoração.

Quanto à mudança de nomes de ruas actualmente existentes, pergunto se isso não iria implicar com o funcionamento de entidades como é o caso dos Correios, e até na vida dos residentes, pois teriam de proceder à actualização de documentos e alteração de moradas juntos dos fornecedores de serviços como a EDP e PT?

Cump's
O anónimo

ANTONIO DELGADO disse...

a toponimia é uma area que me interessa particularmente, porque representa uma domesticação do espaço, pelo ser humano e, revela o tipo de sociabilidade que estabeleceu com o lugar. Para certos linguistas alguns toponimos revelam ainda heranças de linguagens pre romanas muito arcaicas. É pena que muitas vezes os ediles serem mal informados e por mera vaidade, alterem os nomes de lugares refundando-os com outros que nada tem que ver com o lugar. Destruindo deste modo memórias que serviriam para reconstruir uma historia muito mais arcaica que alguns povoados tem além das meras ruinas históricas. O amigo deve de manter este alerta deixado nesta Postagem...Um abraço.
antónio

Neoarqueo disse...

Inteiramente de acordo com a temática exposta pelo meu amigo.

a d´almeida nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
a d´almeida nunes disse...

Caro AL
E se eu lhe apresentasse um topónimo assim: Rua do Largo. É verdade parecendo embora mentira. Aqui, perto de Leiria, no Vidigal.
E é que nem rua é. É somente um Largo.
Tem o meu amigo toda a razão quando diz que devia haver muito mais preocupação em se dotar as ruas e largos de nomes apropriados e não inventados à pressa só porque os carteiros começam a devolver a correspondência? Tenho essa experiência de quando passei pela Junta de Freguesia da Barreira.
Concordo plenamente consigo quando diz que se houver que lourear alguém por acções relevantes em prol da comunidade, então que se lhe coloque uma placa alusiva a esses factos e à personalidade.
Bem, e mais teríamos que contar,
Um grande abraço deste seu amigo
António

Isabel Magalhães disse...

Amigo Al;

E diz muito bem.

Muito pertinente este seu artigo. Digo eu! :)

Um abraço monárquico do Concelho de Oeiras.

O Micróbio II disse...

"Terra grande" dizemos todos... :-)

Carlos de Matos disse...

Ola a Todos

esse post merece atenção e as diferentes opiniões mostram que o topico é polémico.

A Câmara de Aguiar da Beira procedeu a renumeração policial do Concelho todo como o prevê claramente
o regulamento disponivel no site da vila desde 2001.

Essa acção permite criar uma identidade concelhia mesmo se o levantamento rigoroso e transparente seria dificil de contentar toda a gente.
E um factor positivo e vai em prol do desenvolvimento turistico e economico das nossas terras. E um ponto de partida do qual se pode reajustar no futuro as faltas potenciais na toponomia e na homenagem dos nossos illustres.

Abraço a todos

antonio disse...

Concordo plenamente com as ideias que o meu amigo aqui expõe sobre a toponímia das loclidades. Os nomes devem referenciar locais e pessoas ligados ao passado e ao desenvolvimento das localidades para que não apareçam nomes como estes: "Rua da Paz", " Rua da Eternidade" e outros que podemos ler nas placas de algumas ruas do meu bairro.

Magno disse...

Amigo Al,
A melhor homenagem que se pode fazer a alguém que se destacou, é agraciar lhe com o nome de uma rua.
UM abraço
Magno.

Magno disse...

Amigo Al,
A melhor homenagem que se pode fazer a alguém que se destacou, é agraciar lhe com o nome de uma rua.
UM abraço
Magno.

A. João Soares disse...

Um bom tema, sem dúvida.
Porém, tenho dúvida quanto a mudança de nomes de ruas. o que provoca uma trabalheira em múltiplos serviços, desde o BI, às Finanças, passando pelo registo predial, carta de condução, etc, etc.
Mas concordo plenamente com o aproveitamento dos pelourinhos, das antas e de tudo que seja cultura, para fins de turismo.
Abraços

Anónimo disse...

Não tendo, na totalidade, a ver com o post, deixo aqui o endereço de um blog, por sinal vizinho, que considero ser um belo acto de abertura e incentivo ao cidadão. www.vereadordepenalva.blogspot.com. Que util seria termos iniciativas destas em Fornos. Abraço.