domingo, maio 20, 2007

A Marca: "SERRA DA ESTRELA"!

Belos exemplares do "Cao Serra da Estrela". Ate aqui se pode ver a "nossa diferenca"!

Tenho lido que pelas bandas da Covilha, anda um senhor Patrao preocupado com o facto, de quererem acabar a marca turistica "Serra da Estrela"!

De facto esta "marca" por si so tem vendido e podera vender muito mais, se for bem divulgada e gerida, e provavelmente perdera algo, se for inglobada numa marca "Centro" que pretendem criar. (Que falta de criatividade, terem que usar um termo geografico que ate nem reflete a realidade!)

A regiao da Serra da Estrela, e uma regiao com um tamanho razoavel, (quase tao grande como o Algarve) para merecer ser considerada sozinha, e tem motivos mais que suficientes para se afirmar por si so.

Mas o que me quiz parecer nas afirmacoes do senhor Patrao, foi um receio de poder perder o poleirito, que ate considero nao merecer.

A regiao de turismo da Serra da Estrela, em meu ver tem-se praticamente virado quase em exclusividade para a encosta sul da "Serra", sera talvez por isso que os autarcas do norte dela, possam ver vantagens numa regiao mais abrangente.

Eu sou a favor de uma regiao turistica da "Serra da Estrela", mas gostaria que fosse com uma visao global de toda a serra e sua abrangencia, aproveitando a potencialidades do seu todo. Sou tambem a favor de terminarem com ideias de projectos como; Casinos, aldeias de montanha, e turismo de neve, quando neve cada vez ha menos. Sou muito mais a favor de um turismo de natureza, cultural, gastronomico, monumental e paisagistico, etc. Ai sim, "somos diferentes e por isso podemos ser referencia"!


13 comentários:

avelana disse...

sem dúvida! e pelo tratamento (indigno) de muitos "serra da estrela" se pode avaliar dos restantes condicionalismos ... ainda há bem poucos dias alguém se referia às condições em q certos cachorros da tal raça serra da estrela estão fechados em pequenas boxes ou acorrentados todo o dia ao sol e à chuva , esperando q paase algum turista para o levar.

Isto por si só reflecte o turismo na Serra


Tem um bom dia, se puderes depois disto

Anónimo disse...

Mais do que lógico que a Marca "Serra da Estrela" tem que se manter!!

Metade da minha família é de lá, sei bem como aquela região vale só por si e que infelizmente não está potencialmente aproveitada...

O meu Avô paterno, juntamente com outro senhor e dois estrangeiros, é que começou e impulsionou o turismo do lado da COvilhã, com excursões,caminhadas e a abertura da prática de sky, na Serra! ;-)

Iam a pé da Covilhã à Serra e voltavam...e outras vezes ia tudo ao molho numa carrinha com o farnel, skis e tudo às costas ;-)
A certa altura, o meu PAi passou-lhe à frente na conquista das Taças das corridas de sky...ehehehe...ainda estão cá em casa bem como centenas de fotos da época :-)

Há uns anos atrás fez-se, finalmente, uma Exposição de homenagem, demonstrativa de tudo o que ele fez pela Covilhã (que ele tb era professor e artista plástico). Toda aquela gente na época passou pelas turmas/classes do Professor Lopes...Eheheheh!

E era lisboeta...mas foi lá e
apaixonou-se por aquilo tudo e pela minha Avó :-)
Lá ficou até velhote, aquando voltaram para lisboa.

Maravilhosos os Cães,adoro-os! :-)
Costumava os ver (mais alguns lobos e os rebanhos), na Nave de StºAntónio onde passávamos os Verões...enfim, o Al Cardoso avivou-me tantas recordações ;-)

Entretanto,
é hoje!!...tds os jogos à mesma hora!!!
Sporting-Belenenses, 19:15 (TVI)
:-)

Abraços!********

Al Cardoso disse...

Cara Avelana:

Concordo contigo cem por cento, os "Serra da Estrela" sao caes para espacos abertos, e e uma crueldade mante-los encerrados em espacos exiguos!

Cara Sulista:

Embora com esperancas ja reduzidas ainda ficamos a espera um uma grande alegria, ou nao seja o verde a cor dela!

Agnelo Figueiredo disse...

Que lindos cachorros.
Lembrei-me do meu falecido Jabba the Hutt.
Abraço.

Amaral disse...

Al Cardoso
Partilho da su opinião no que se refere a esse patrão que apresenta a mesma graça.
Os exemplares da fotografia são lindíssimos.
Abraço

A. João Soares disse...

Pelos vistos esse patrão está muito aquém da qualidade dos Serra da Estrela. Com uma identidade própria, características específicas bem definidas, uma área abrangente rica em valores a explorar pelo turismo e por outras actividades económicas, será crime aniquilarem um nome, uma marca já conceituada.
Não sou da Serra, mas habituei-me desde miúdo a olhá-la de longe todos os dias, com toda a sua imponência, do outro lado do Rio Dão.
Vou colaborar na sua campanha colocando este post no Do Mirante
Um abraço

Pete disse...

A marca "Serra da Estrela" deve-se manter se bem que a divulgação de outros locais de exttrema beleza que há por lá perto também devam constar na promoção que se faz.

Um Abraço e boa semana.

CMatos disse...

Se calhar querem é alterá-la para:
"Serra da estreLLA"

Boa semana

Anónimo disse...

Aí está o filme da Feira:

http://www.beirastv.com/video/FeiraQ.wmv


Abraço :-)

Lord of Erewhon disse...

Imponentes!... embora prefira os de pelo médio.

Abraço.

antonio disse...

Concordo plenamente consigo. Um turismo que contemple tudo o que a serra tem de bom e de belo, aproveitando todas as capacidades da região e não apenas os aspectos mais divulgados.

Anónimo disse...

Al Cardoso, um texto que me merece concordância.

Envio-lhe um abraço, pois tenho faltado ao seu estimado blogue, não sei o que fiz ao link e ainda bem, que o encontro.

Estive no Do Mirante, onde está o seu texto e cá estou!

Abraço

Mário Relvas

Maria disse...

Sabes, Al, eu passo muito por aqui mas pouco comento. Acho que já te tinha dito.
Mas hoje não posso deixar de dizer que esses dois peludos Serra da Estrela são uma delícia. Mesmo fofos. E vê-los a brincar ao ar livre é demais.
Conheço ingleses que têm cães Serra da Estrela, e que inclusivamente os levam para Inglaterra quando vão de férias... também têm lá uma quinta...
São, sem dúvida, cães de ar livre e não de apartamentos...

Um abraço