quinta-feira, maio 17, 2007

Uma Ideia Utopica, ou Nao!?

Mapa do concelho de "(Fornos) d'Algodres". Vejam que aberracao geografica!

Se ha alguem que em meu ver, promove e se preocupa com desenvolvimento e progresso do nosso pais, o Doutor Jose Hermano Saraiva e sem duvida um deles.

Um dia destes num dos seus programas, gostei de uma talvez utopica ideia por ele apresentada. Outrora dizia ele e creio que com verdade, eram as aldeias que trabalhavam para as vilas e cidades, se isso foi assim porque razao nao haveriam neste tempo, de ser estas a trabalhar para aquelas?

Uma das formas dizia o prestigioso historiador, era as vilas e cidades prescindirem de alguns servicos existentes ou a criar e coloca-los em aldeias!

Dentro desta ideia, ocorreu-me algo que bem poderia ser feito no municipio "Algodrense"; Sabendo-se da ideia de colocar o ensino "primario", ou la como lhe chamam presentemente, num unico polo escolar e estando a vila descentralizada e numa ponta do concelho, porque nao colocar esse mesmo ensino, nao num mas em dois polos escolares, e instalar o segundo numa das nossas aldeias?

A mais central de todas elas; Vila Cha, e por sinal a mais pequena freguesia, e uma decisao destas podia ate atenuar alguma rivalidade entre freguesias maiores, enquanto dava mais vida a parte mais central do concelho. Neste caso a localizacao para alem da centralidade, ate se encontra muito bem servida de vias de comunicacao.

Sei que ate sendo boa ideia, e ao mesmo tempo utopica, pelo que nao deve ser nem sequer considerada, mas nao deixa por isso de ser interessante, digo eu!

E voces que dizem?

7 comentários:

O Micróbio II disse...

Bom, sempre há quem defenda que no centro é que está a virtude...

a d´almeida nunes disse...

Olá Al
Decididamente, ando de candeias às avessas com os seus blogues.
Tenho que colocar nos meus links, ao lado do outro ao qual eu tenho ido com mais frequência.
A questão da distribuição das Escolas e da própria composição geográfica das zonas administrativas, nomeadamente concelhos, às vezes é uma grande confusão.
Um abraço
António

Pete disse...

Acho que a ideia não tem assim tanto de utópico, mas lá os tipos do governo é que não estão para se chatear com isso. A tendência agora é acabar com as vilas e com as aldeias para agregar todos os serviços nas cidades e com isso arrastar a população para os centros urbanos. Claro que daqui a umas décadas o espaço ficará exiguo e fluxo rumo ao interior voltará a acontecer.

Um Abraço e boa semana.

Amaral disse...

Al Cardoso
Penso que seria uma óptima ideia. Bom fim-de-semana.
Bjo

A. João Soares disse...

Ideia defensável e realizável, assim os políticos o deixassem. Na aldeia há alguém com poder económico que consiga convencer os autarcas? Nos tempos que correm quem tem poder económico é que decide, ou leva os outros a decidir a seu gosto.
Um abraço

Anónimo disse...

Caro Al Cardoso, eu sou renitente em relação ao fecho das escolas nas aldeias todas.Penso que se deveriam juntar os alunos das aldeias mais próximas numa só, preenchendo assim turmas, próximo das localidades de origem.

de resto estou de acordo consigo, desde que haja condições escolares e de meios de transpote para Vila-Cha.

Abraço amigo

Mário Relvas

O Forcalhense disse...

O homem sonha... a obra nasce, assim haja vontade.
Tudo é utópico até se concretizar.
Um abraço