terça-feira, novembro 20, 2007

A Sopa ou o Caldo?!

Ja aqui tenho referido algumas vezes, muitas das actividades realizadas na freguesia de Juncais, entre as quais ressaltam as duas feiras anuais; S. Braz e S. Tiago, que aqui sao realizadas desde tempos imemoriais.
Ultimamente nestas feiras foram incorporados outros eventos como o "Festival do Peixinho do Rio", ou o "Concurso das Janelas e Varandas Floridas", para so referir alguns, o que denota bairrismo e diversidade, numa freguesia que tal como as outras tambem tem perdido populacao, mas que nao baixa os bracos e tenta progredir.
Nestas e noutras actividades, esta sem duvida nenhuma a mao do senhor presidente da Junta; Dr. Paraiso, um dos mais dinamicos a nivel concelhio!
Ora o evento em que desta vez estiveram envolvidas as gentes de Juncais, foi o oitavo "Festival de Sopas da Serra da Estrela", realizado em S. Paio, no vizinho concelho de Gouveia.
Ja me nao surpreende esta participacao que e regular, nem os premios que a "Associacao de Promocao Social Cultural e Desportiva de Juncais" (tambem podiam arranjar um nome maior!) tem conseguido ao longo dos anos neste evento, pelo que foi com naturalidade, mas com algum orgulho concelhio, que li na imprensa que mais uma vez foi para esta freguesia do concelho de Fornos de Algodres, o premio da categoria "Outras Sopas", que foi atribuido a um "Caldo Rico de Perdiz".
Quero dar os meus parabens a esta Associacao, enquanto queria expressar o desejo de feliz continuacao na realizacao e participacao em eventos, que dem notoriedade a freguesia e ao concelho, enquanto ao mesmo tempo, apontar estes exemplos que outros poderam seguir!
A terminar so queria dizer aos meus amigos de fora da regiao, que a sopa, por aqui era outrora chamada "caldo", pelo que ate no nome da sopa ganhadora, se nota cultura e tradicao!

8 comentários:

quintarantino disse...

Uma sopinha, nestes tempos friorentos, é como um maná para o aconchego do corpo. E sabe bem. E faz bem.

João Paulo Lopes Clemente disse...

Caro Al.
Queria desejar os Parabéns à Associação de Juncais. Sã estes pequenos passos que poderão trazer porgulgo e progresso à nossa terra.
Já agora, a palavra caldo vem do latim "Calidus" que significa quente. Daí este elemento gastronómico, tão bem nos sabe neste Inverno.
Uma boa Semana
JPC

Carlos de Matos disse...

Ola

para completar e dar umas ideias da riqueza dessa iniciativa onde tambem havia alem de uma sopa "calda", Creme ,Aveludado...
jà é uma ementa de grande restaurante. Parabens aos participantes e premiados porque é mesmo o tipo de acontecimento a difundir.

Aqui em link entre outros na net sobre o site da Adruse que apresenta os premiados nesse evento

http://www.adruse.pt/noticia.asp?notic=73


Bom apetite e boa vontade de sopa neste dia bem frio por terras gaulesas ;o))

Al Cardoso disse...

Bem haja amigo Carlos:
Como so tive a informacao por jornal, ai nao apareciam os segundos premios. No link que envia, tambem figura um segundo premio para a junta da freguesia de Juncais, com a "Sopa de Outono com Bolotas", ai ainda mais se nota a mao do Dr. Paraiso!
Um abraco.

Amaral disse...

Al Cardoso
Bela iniciativa. Até fiquei com vontade de provar esse caldo... ou sopa?
Abraço

Anónimo disse...

Oi com este frio uma coisa quentinha (como a sopa, por exemplo) deve saber muito bem!
Boa Semana!

Anónimo disse...

Os meus parabéns á associação de juncais e ao Presidente da Junta dessa nossa aldeia vizinha, que eu considero que é a junta de freguesia mais dinâmica do nosso Conselho
António Cardoso

Anónimo disse...

Tenho que provar o caldo rico de perdiz...